* 'Velvet Elvis' Vive














fotos: llunkes

Fallout é uma série de vídeo-games interativos de veia pós-apocalíptica. Apesar de a ambientação do jogo reportar-nos aos longínquos anos 2100 e 2200, sua estética retro-futurística é totalmente inspirada na cultura pós-guerra dos anos 50. Em um de seus ‘episódios’, um retrado de Elvis Presley pintado em veludo (o icônico ‘Velvet Elvis) é encontrado junto ao esqueleto de um alienígena, em meio à fuselagem de uma espaçonave em ruínas. Repleta de paródias e anedotas da arte pop, a série brinca com os rumores e as piadas vigentes de que Elvis, ao contrário dos fatos,  estaria ainda vivo e a cantar seus aveludados covers em algum planeta distante da via-láctea (teria, por acaso, topado com Elis?).

Considerado um exemplo prototípico da arte kitsch, o ‘Velvet Elvis’ inspirou - e ainda o faz  - uma série de criações de artistas, músicos, compositores, designers, programadores, escritores e até chefs de cozinha.
***
É sabido que Elvis tinha predileção por um sanduiche bastante singular, feito com bananas, pasta de amendoim e bacon (há algumas divergências entre os seus biógrafos sobre este último componente). O Velvet Elvis, como ficou também conhecido o inusitado sanduba, serviu de fonte para alguns chefs que, valendo-se desses três ingredientes, criaram um pequeno repertório de iguarias 'velvisianas'. O Pato, então, embarcando na onda dessas criações, faz a sua homenagem ao rei do rock que - no ano em que os terráqueos rememoram os 35 anos de sua partida a bordo de um flying saucer  - encontra-se mais vivo e presente do que nunca. Para a felicidade de seus súditos intergalácticos! ( Que viagem!)

 
receita: Macarons 'Velvis' (Amendoim, Creme de Mariola e Bacon)
(esssa é para a  Fabi e o Matielo)




 A grata surpresa da receita abaixo fica por conta do recheio. Os elementos salgado e crocante dos minúsculos ‘grãos’ de bacon, em contraste com os sabores adocicado e ligeiramente ácido do sedoso creme de balas de bananas, criam um contraponto prazeiroso e inusitado. Se a palavra ‘bacon’, entretanto, lhe provocar vertigens nauseantes e o seu espírito aventureiro estiver ajustado para o modo 'off', não se acanhe – retire o ingrediente indesejado da lista de compras, imediatamente. Vambora? 

(rende em torno de 50 unidades pequenas)


para os macarons
110 g amendoim torrado sem sal e sem pele
200 g de açúcar de confeitEIro , menos 2 colheres de sopa
2 colheres de sopa de cacau em pó
100 g de clara de ovo ( 3 ovos)
50 g de açúcar fino
Pitada de sal
algumas gotas de limão




para o recheio
240 g de bala de banana da colônia ( mergulhadas em água fria por 20 minutos)
150 g de creme de leite fresco
1,5 colheres de sopa de licor de banana, ou rum, ou cognac

De 2 a 3 tiras de bacon (opcional)

PREPARO


1. Em um multiprocessador, triture a amendoim com o açúcar de confeiteiro, o cacau e a pitada de sal até formar um farinha bem fina. Peneire essa farinha e descarte a parte que ficou retina na peneira.


2.  Esquente as claras no micro-ondas por 20 segundos. Mexa bem e confira se perderam um pouco de suas viscosidades. Caso contrário, retorne ao micro-ondas por mais 20 segundos. Elas devem ficar morninhas, mas tenha o cuidado para não cozinhá-las. Bata, então, as claras em neve com as gotas de limão até ficarem em neve. Acrescente o açúcar fino e continue batendo até a espuma ficar brilhosa e de bicos firmes. Desligue a batedeira.


3. Com o auxílio de um batedor de ovos ou uma espátula de  silicone, inclua a farinha de amendoim peneirada e misture até incorporar bem. Coloque a massa em um saco de confeiteiro.


4. Em um tabuleiro forrado com papel manteiga untado, pressione o saco de confeiteiro e forme pequenas bolinhas distantes umas das outras, conforme o vídeo.


5. Se formar pequenos bicos no topo de cada bolinha, empurre-os para baixo , deixando a superfície do macaron homonênea. Deixe descansar por 90 minutos para que uma película externa se forme.


6. Enquanto isso, faça o recheio. Coloque as balas de bananas escorridas em uma panela pequena. Acrescente um pouco de água e cozinhe-as em fogo médio até se desmancharem por completo e formar um purê. Se necessário, vá acrescentando mais água, pouco a pouco. Quando o purê se formar, inclua o licor e o creme de leite. Deixe coinhar em fogo baixo por mais alguns minutuos e desligue. Acrescente algumas gotas de limão e deixe esfriar.  Coloque o creme em um outro saco de confeiteiro. Aqueça o forno a 170 graus centígrados e asse os macarons.





7. Leve os macarons para assar por uns 12 ou 15 minutos, deixando a porta do forno ligeiramente entreaberta entre os últimos 6 ou 7 minutos. Retire e deixe esfriar completamente antes de retirá-los cuidadosamente. Cuidado, sáo frágeis e desprendê-los do papel manteiga requer uma certa dose de paciência.


8. Finalizando os macarons: com o auxílio do saco de confeiteiro, coloque um pouco do recheio em uma das faces do macaron. Sobre o recheio, espalhe alguns "grãos" do bacon. Coloque a outra face sobre o recheio e o bacon e pressione até formar uma espécie de biscoito recheado. Pronto. Corra para oferecer seu macaron ao Elvis. Caso não encontrá-lo, que dane-se. Coma você mesmo.

***

Sobrou macaroon? Que tal 'pintar' o seu próprio Velvet Elvis com eles?



Um comentário:

Anônimo disse...

love it!