* os 'figos mofados' e os modernistas


fotos: llunkes

Não se trata de outra fruta embolorada do pomar literário de Caio Fernando Abreu. O pejorativo 'figos mofados' (moldy figs) foi, na verdade, um termo criado pela geração progressista do bebop com o intuito de atacar os seus opositores de plantão - os jazzistas ultraconservadores. Estes últimos, por sua vez, firmemente determinados a rejeitar o vistuosismo pirotécnico, irregular e sufocante do bebop, reagiram à gentileza frutada e contra-atacaram. Um ritmo deliciosamente morno e suingado do passado, então, ressurgiu. Era o jazz tradicional - e novamente dançante - que retornava revigorado e com força total. Moral da história? Um figo mofado, quando determinado, pode mudar o curso de um enunciado. ( E isso faz, por acaso, algum sentido? - risos - )



Salada de Figos com Pistaches, Cebola Roxa e
Lascas de Parmesão,
 Vinagrete de Melado, Raiz Forte e Balsâmico
(para 4 pessoas)

Para os aficcionados - dentre os quais me incluo - que querem aproveitar os últimos suspiros da safra dos figos, vai aí uma receita ultra-bacana e rapidíssima. Para a salada, porém, utilize os frescos e descarte os mofados. 
Bom proveito! 



6 figos maduros, sem casca e cortados transversalmente
1 cebola roxa pequena, fatiada
4 colheres de sopa de pistaches, levemente torrados
80 g de parmesão, cortado em lascas
1 punhado de folhas verdes (alface americana, rúcula, etc)

para o vinagrete

1 colher de sopa de mostarda dijon em grãos
1 colher de sopa de raiz forte
1 dente de alho, picado
2 colheres de chá de melado
4 colheres de sopa de vinagre balsâmico
0,5 xícara de óleo de oliva extra-virgem



PREPARO

1. Misture a mostarda, a raiz forte, o melado, o alho e o balsâmico. Em um fio, adicione o óleo de vá mexendo até formar uma emulsão. Adicione o sal e a pimenta do reino. Corrija os temperos de acordo com o seu gosto. Reserve.

2. Misture todos os ingredientes da salada. Tempere com parte do vinagrete e sirva. Guarde o que sobrar do vinagrete na geladeira. Bom jazzpetite!

***


Nenhum comentário: