* finger food: mini-profiteroles de cheddar, pimentão assado e cebolinha verde















fotos:llunkes

Originários da Burgundia, esses "pãezinhos de queijo de sotaque francês" são uma opção bacana de finger food - você pode variar os queijos e combiná-los com outros ingredientes afins, bem como optar entre fritá-los e assá-los ao forno. A sacação é ser criativo. Bom proveito.

a receita
para 60 mini-peças  











125 ml de leite integral
55 g de manteiga sem sal
70 g de farinha de trigo peneirada
de 2 a 2,5 ovos grandes
pitada de açúcar
pitada de sal marinho
pitada de pimenta caiena
noz moscada ralada
1 pimentão vemelho
80 g de queijo cheddar ralado
6 colheres de sopa de queijo grana padano ralado
4 colheres de sopa de cebolinha verde fatiada finamente

PROCEDIMENTO

1. Aqueça o leite e a manteiga numa panela de fundo grosso. Deixe levantar fervura, espere a manteiga derreter e acrescente a farinha toda de uma só vez. Bata vigorosamente com uma colher de pau e cozinhe sempre mexendo até ela inchar e começar a desgrudar dos lados da panela .

2. Remova a panela do fogo e transfira a massa para um recipiente limpo. Deixe esfriar levemente. Adicione um ovo batendo a massa com bastante vigor evitando que m o ovo " talhe" como calor da massa. Quando o ovo for todo incorporado à massa adicione outro e repita a operação. A massa deve ficar sedosa, aveludada, brilhosa e elástica porém consistente. Se estiver muito seca e quebradiça, adicione a metade de um terceiro ovo. Reserve.

3. Coloque o pimentão no topo do bico aceso do fogão e asse-o até a pele ficar completamente carbonizada de todos os lados. Retire do fogo, colque-o em um recipiente pequeno e cubra com um prato ou um papel filme para que ele termine de cozinhar no seu calor residual. Depois de 20 minutos, lave o pimentão em água corrente e retire a pele e as sementes cuidadosamente. Seque com o auxílio de um papel toalha e corte-o em cubos muito pequenos.

4. Coloque na massa o parmesão, o pimentão, o cheddar, a pimenta caiena, a noz moscada, a cebolinha e o sal. Misture bem. Transfira tudo para um saco de confeitiero de bico largo.

5. Faça, com o saco de confeiteiro, pequenas bolas da massa sobre um tabuleiro untado.

6. Ao assar, pré-aqueça o forno à temperatura de 220 graus centígrados. Asse-os até ficarem inchadas e levemente douradas. Baixe a temperatura para 190 graus e termine de assá-los. Retire do forno e sirva-os quente.

***

Dica: antes de retirá-los do forno, você pode pincelá-los com um ovo batido, povilhar com parmesão e retornar ao forno por mais alguns minutos.

Para congelar: os profitelores congelam extremamente bem. Congele-os crus. Depois de formadas as bolinhas, leve-os ao freezer. Quando congelados, armazene-os em um recipiente hermeticamente fechado. Não é necessário descongelá-los para assar. Eles vão diretamente do freezer ao forno, necessitando, porém, de um tempo extra no último. O único inconveniente desse método é o de que o freezer resseca a massa. Para evitar o problema, acrescente um pouco mais de ovo ( a outra metade do terceiro ovo talvez seja o suficiente ) e algumas colheres extras de leite, deixando a massa um pouco mais flexível.

***

Nenhum comentário: