* bruschetta de queijo chèvre, mirtilos, marzipan e óleo trufado














fotos:llunkes

Mestres na arte de ajustar a mesa às imposições da natureza, os italianos trouxeram ao mundo várias invenções culinárias surgidas a partir dessas adaptações espontâneas do cotidiano . A bruschetta ( pronuncia-se "brusqueta") é um dos testemunhos genuínos da criatividade ímpar dessa gente. Nasceu na antiguidade como uma maneira de aproveitamento das sobras do pão, o principal alimento dos trabalhadores rurais daquela época. Daí, para tornar-se um dos aperitivos mais solicitados mundo afora, foi somente uma questão de tempo.












Derivada do verbo bruscare (tostar sobre brasas) , a bruschetta mantém a sua base crocante praticamente invariável, apesar das inúmeras possibilidades de guarnições, que mudam de região para região da Itália. Uma fatia de algum pão rústico é esfregada no alho, generosamente besuntada com um bom óleo de oliva e tostada na grelha. Depois de polvilhada com sal e pimenta do reino essa base encontra-se pronta para receber os mais diferentes tipos de toppings, que variam desde a simplicidade de um ragu de tomates frescos e mangericão até versões mais sofisticadas, como a bruschetta de presunto parma, figos, nozes e gorgonzola dolce.




A RECEITA
Na versão ultra-bacana abaixo, a cremosidade levemente ácida do queijo chèvre se comunica muito bem com a acidez levemente doce dos mirtilos, que, por sua vez, se complementa com a doçura nozeada do marzipan. O óleo trufado entra para dar um toque terreno e elevar todo o prato a um plano acima. O resultado ficou muito bom, mesmo.
(para 4 pessoas)

12 fatias de baguete ou outro pão saboroso
óleo de oliva extra-virgem
300 g de queijo de cabra chèvre ou boursin, esfarelado
1 caixinha de mirtilos, lavados, drenados e cortados ao meio
50 g de marzipan, esfarelado
óleo trufado ( trufas brancas, de preferência)
pimenta do reino preta

PREPARO

1. Pincele o óleo de oliva nas fatias do pão e polvilhe com sal marinho e pimenta do reino preta. Leve ao forno alto por alguns minutos. O ideal é permitir que o pão torre por fora e fique macio por dentro.
2. Distribua o queijo sobre as fatias de pão torrado. Espalhe os mirtilos sobre o queijo.
3. Arranje as migalhas de marzipan sobre os mirtilos.
4. Pingue gotas de óleo trufado por toda a superfície das bruschettas.
5. Salpique com pimenta do reino moida na hora. Sirva imediatamente.

***


Nenhum comentário: