* esferas asiáticas de porco, siri e molho agridoce

fotos: llunkes








Ao mar com os porcos, pois são criaturinhas marinhas. Pelo menos, é o que poderíamos concluir ao observarmos a gastronomia de várias culturas do globo, como, por exemplo, as diversas cozinhas da Ásia. É tão insistente a presença desse gorduchinho nos pratos da região à base de frutos do mar que você poderia até suspeitar de uma gafe cometida pela ciência ao classificar algumas espécies do reino animal: Mas por que diabos foi que não os colocaram na lista dos seres aquáticos? Deus jamais permitiria isso! Pois é. Certamente não foram os asiaticos que elaboraram essa bio-tabela tão equivocada. Mas se, de um lado, a ciência errou, a gastronomia, de outro, pôde reparar a falha e repatriou o porquinho de volta ao seu habitat natural: entre os deliciosos camarões, mexilhões, siris, lagostas, lulas, polvos, ostras, ouriços, vieiras ... Nada como a ordem do mundo fervorosamente restabelecida. Mànmàn chí !! (bom apetite em chinês)
esferas de porco e siri, molhinho asiático

Essas esferinhas são "pau-pra-toda-obra". Literalmente. Você pode tanto servi-las na versão entradinhas-antes-de-um-jantar-temático, como inclui-las dentro de um set de canapés bacanas na sua próxima finger food party ou, simplesmente, devorá-las no aconchego silencioso de sua casa enquanto assiste a um filminho-cabeça do Kar-Wai Wong. It is just your call.
(rende 30 esferas de 20 g cada)
para a massa

400 g de carne de porco moida
200 g de siri sem casca ou camarão moido (*)
1/3 xicara de cebolinha picada
de 2 a 3 colheres de sopa de açúcar
pitada de sal
2 colheres de sopa de shoyo
1 dente de alho grande, picado
½ colher de chá de pimenta preta moida
1 colher de sopa de gengibre picado
1 colher de chá de mirim
1 colher de chá de óleo de gergelim tostado
1 ovo pequeno, batido

para servir

30 palitos de bambu
30 rodelinhas de pimenta dedo de moça
30 anéis de cebolinha verde
30 mini-cumbuquinhas

para o molho

1/2 xícara de molho de soja
1/4 xícara de vinagre de maçã
cebolinha picada
ciboulette picada
2 colheres de sopa de cenoura ralada finamente
2 colheres de chá de óleo de gergelim tostado
sementes de gergelim tostadas
rodelinhas fininhas de dedo de moça
açúcar a gosto
1 dente de alho esmagado

PREPARO

1. Deixe a carne de siri descongelar e retire os eventuais cacos de casca. Entre as palmas das mãos , aperte bem a carne para retirar o excesso de água. Faça isso em etapas até que todo o montante da carne seja drenado. Reserve.

2. Misture bem ingredientes da massa. Sove bastante para incorporar todos os temperos. Faça um teste: retire uma pequena porção e frite em um pouco de óleo para testar os temperos. Faça os ajustes necessários e deixe a massa descansar na geladeira por umas duas horas.

3. Retire da geladeira e forme umas 30 mini-almôndegas. Coloque-as num tabuleiro untado e leve ao forno à 200 graus centígrados para assar por uns 10 minutos. Teste uma esfera. Se estiver toda cozida, retire-as do forno.

4. Misture todos os ingredientes do molho.

5. Sirva as esferas com os palitinhos de bambú enfeitados com uma rodela de dedo de moça e um anel de cebolinha. Sirva-as imersas no molhinho asiático conforme a foto acima. Bom apetite!

(*) você precisará de 500 g de siri congelado para obter 200 g ( peso líquido) de siri descongelado, depois que o excesso de água for retirado. Pois é ... 300 g de gelo. Nem sei o que lhes dizer ! Será que ouvi alguém balbuciar PROCON ?

***

Nenhum comentário: