* a melancia borralheira











.
.

fotos:llunkes
.
Adorada pela maioria e - contraditoriamente - desprezada pela mesma parcela, a melancia é um mistério. Imagino que a galera dos estudos culturais lavaria a alma com uma investigação mais atenta do tema. Por um lado, não há quem resista aos suculentos encantos de uma voluptuosa mordidinha, deliciosamente doce e refrescantemente geladinha. “É o néctar dos deuses”, diz a Unanimidade. Porém, na contramão desses impulsos apaixonados, relegamos essa mesma fruta a um plano, digamos, culturalmente bem mais modesto, evidenciado nas alegres anedotas de desdém: “Alguém viu o Lula carregando aquela melancia debaixo do braço a caminho do pique-nique de família? ”. Segue em anexo uma maliciosa cascata de risos. Se, por um lado, a parte sadia dessa dualidade permite que a fruta conquiste o status de alimento-que-se-apresente-à-mesa, a outra face dessa mesma moeda não aposta no seu potencial gastronômico e a confina ao inexpressivo e injusto papel de gata borralheira: mal aparada, mal vestida, solitária e escondida em algum recanto do buffet. Seria indubitavelmente mais feliz se virasse abóbora, uma vez que jamais viverá a sua noite de Cinderela. Pelo menos as ralas-piadinhas-de-comidinha-da-ralé cessariam. Como que por encanto.Vá entender o ser humano!

***


"Mil Folhas" de Melancia e Queijo Feta, Saladinha de Agrião, Molho de Jerez, Limão e Poivre Vert.







.
.
.
Acha a combinação melancia-feta estranha? Well, pergunte aos gregos o que eles acham a respeito disso e prepare-se para um discurso entusiasmado.
.

para 4 pessoas
.
1 melancia sem sementes pequena, gelada e cortada em 8 blocos de aproximadamente 4x6x1 cm4 blocos de queijo feta de 4x6x1 cm (**)Folhas de agrião
Flores de ervas como lavanda, cebolinha, ciboulete, mangericão (*)
2 quiabos laminados bem finamente (opcional)
.


Para o vinagrete
.
Não é por acaso que os americanos e os ingleses chamam o vinagrete de "dressing" (roupa). É exatamente isso o que ele é: uma vestimenta para, digamos, uma salada que encontra-se desnuda. E nós aqui sabemos que uma roupa bacana faz toda a diferença, não é mesmo? E essa daí realmente faz. Capriche!!!
.
1 colher de sopa de suco de limão siciliano
2 colheres de sopa de vinagre de jerez
2 colheres de chá de raspas de limão siciliano
6 colheres de sopa de óleo de oliva extra virgem
1 colher de sopa moutarde au poivre vert, ou 1 colher de sopa de mostarda dijon + 6 pimentas do reino verdes em conserva trituradas e misturadas na mostarda1 dente de alho esmagado
Pitada de sal

PREPARO
.
1. Misture todos os ingredientes do molho de maneira heterogênea. Leve à geladeira por uns 30 minutos. Leve também à geladeira os 4 pratos onde serão servidas as mil folhas.
.
2. Ao servir : Coloque um bloco de melancia no centro de cada prato. Derrame meia colher de chá do molho sobre ele e espalhe. Coloque o bloco de feta sobre o de melancia. Sobre este, distribua mais um pouco do molho.
.
3. Por fim, coloque o último bloco de melancia sobre o queijo e regue novamente com um pouco do molho. Disponha a saladinha de agrião e flores no topo das mil folhas. Coloque o restante do molho e sirva imediatamente. Desconheço entrada mais propicia para apaziguar as desconfortáveis temperaturas daqueles infernais dias de verão. Bon όρεξη !

***
(*) As flores utilizadas no topo da salada de agrião são flores de pitangueira. Na falta de outras disponíveis no mercado, utilizei-as simplesmente como um recurso estético. Apesar de não me sentir lá muito entusiasmado a ingerí-las, elas são inofensívas para a saúde e até consideradas comestíveis. Se você for utilizá-las da mesma forma, aconselhe os seus convidados a retirá-las do prato da mesma maneira que um ramo de hortelã é descartado de uma sobremesa momentos antes desta ser ingerida. Eu as deixaria do lado de fora do estômago. Just in case!
.
(**) Ok, entendi. Você detesta queijo feta e já está com o indicador grudado no mouse a caminho da próxima receita sem dar a menor chance para esta. Espere. Há sempre um jeitinho para tudo. Como um dos objetivos na escolha desse ingrediente é fornecer um contraponto salgado à melancia, você pode obter semelhante efeito valendo-se de outras opções menos desafiadoras como, por exemplo, um queijo minas ou uma muzzarella de búfala ou ainda uma ricotta firme. O negócio é não deixar-se abater por um detalhe cosmicamente tão sem importância. Então, vambora. Pisa fundo e bom apetite!
.***
.

2 comentários:

Maristela Bleggi Tomasini disse...

Luciano...
Acabo de ler em voz alta esta tua receita. Estou com minha colega de escritório nesta manhã de quinta, as duas aqui encantadas com teu blog, percorrendo as receitas, olhando as fotos, discutindo a beleza dos textos. Fazia tempo que não nos sentíamos assim espiritualmente tão bem nutridas!
Grande abraço da Vera e da Maristela, tua colega do Lasalle.

Luciano Lunkes disse...

Bah, gurias. Fico hiper feliz de ouvir. Muito mesmo. Grande beijo nas duas.(desculpem a breviedade, mas estou no emio do fogo cruzado de trabalho). Falamos na minha volata,Mamristela. Grande beijo