* torre de antipasto















fotos: llunkes



O antepasto, na ordem lógica dos italianos de organizar o seu mundo à mesa, ocupa o primeiríssimo lugar dentro de um ritual gastronômico meticulosamente sistematizado. O primogênito de uma proeminente prole de sucessivos pratos, ele é servido no começo de cada refeição e tem como uma de suas principais funções estender o tempo de permanência dos comensais ao redor da "tavola" reforçando, assim, os laços sociais e afetivos entre familiares e amigos. Boa comida, bom vinho, boa conversa , boa gente e tempo de sobra para se jogar fora ... a vida pode ser bela, não é mesmo ?

torre de antepasto
(para 4 pessoas)

Um antepasto tradicional consiste na combinação de vários componentes que são servidos em pequenos pratos espalhados aleatoriamente pela mesa. Pode incluir carnes curadas, vegetais marinados, azeitonas, queijos, anchovas frescas, pães, grisinis e torradinhas. A versão abaixo, além de focar-se nos ingredientes vegetarianos, propõe uma roupagem moderna, concentrada e vibrantemente colorida. Buon appetito. 


4 rodelas de beringela de 7mm espessura
4 rodelas de abobrinha amarela (7mm)
4 rodelas de abobrinha verde (7mm)
4 rodelas de muzzarella de búfala (7 mm)
1 pimentão vermelho
4 cogumelos paris ou castanho, grandes
1 cebola fatiada
6 dentes de alho, esmagados
2 ramos de tomilho
de 1 a 2 colheres de sopa de óleo de oliva
de 2 a 3 colheres de chá de vinagre balsâmico
sal
pimenta do reino preta moida

para o creme de beringela e anchovas
1 beringela média
0,5 cebola picada
3 dentes de alho, picados
óleo de oliva
acetato balsâmico
pimenta do reino preta moida
30 g de pasta di acciughe (anchovas)

para o vinagrete

3 colheres de chá de mostarda dijon
de 2 a 3 colheres de chá de pasta di acciughe (anchovas) , ou 3 filés de anchovas, lavados e picados 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
9 colheres de sopa de óleo de oliva
sal e pimenta do reino a gosto
1 dente grande de alho picado finamente

PREPARO

1. Coloque em um recipiente as rodelas de beringela e abobrinhas, os cogumelos, a cebola, os dentes de alho e os ramos de tomilho. Acrescente o óleo de oliva o suficiente para cobrir levemente os legumes. Coloque algumas gotas de balsâmico e misture bem. Cubra e leve à geladeira deixando marinar por umas 8 horas.

2. Coloque o pimentão sobre o bico do fogão a gás e deixe-o queimar de todos os lados. Quando estiver completamente carbonizado, desligue e coloque-o em um recipiente pequeno. Cubra e deixe parado por uns 15 minutos. Leve-o sobre a torneira de àgua corrente e remova a pele. Abra e retire a semente. Seque com um papel toalha. Corte-o longitudinalmente em 4 partes. Reserve.

3. Disponha as rodelas dos vegetais marinados sobre uma forma untada com óleo de oliva. Sobre elas distribua a cebola, o alho e o tomilho. Leve ao forno a 190 graus por uns 10 mintuos, ou o tempo suficiente para assarem. Repita o mesmo procedimento com os cogumelos. Reserve.

para o vinagrete

1. Coloque numa bacia a mostarda, a pasta de anchovas e o vinagre. Misture bem. Com o auxílio de um fuè, vá incorporando o óleo de oliva em um fio , mexendo vagarosamente em movimentos circulares.
2. Acrescente o alho picado, o sal e a pimenta preta e reserve.

para o creme de beringela

1. Perfure a beringela com o garfo pela extensão de sua superfície. Embrulhe-a levemente em papel filme e leve ao microondas na potência máxima por uns 3 minutos, ou até ela ficar murcha.
Retire e deixe esfriar. Corte ao meio e retire a polpa. Descarte a casca.

2. Enquanto isso, frite o alho e a cebola em numa frigideira antiaderente e com óleo de oliva até ficar transparente e perfumado. Acrescente a polpa da beringela e frite por mias uns 3 minutos, sempre mexendo. Desligue e deixe esfriar.

3 Processe no multiprocessador até ficar um creme. Acrescente a pasta de anchovas, sal, pimenta do reino e as gotas de balsâmico. Reserve.

ao servir

1. Apare os cogumelos de forma a obter rodelas de aproximadamente 7mm de espessura. Tempere os vegetais assados com um pouco do vinagrete, sal e pimenta , incluindo o pimentão.

2. Em cada um dos 4 pratos, vá empilhando uma rodela de cada legume ( incluindo a muzzarela de búfala) intercalando cada camada com uma colher de chá de creme de beringela.

3. Por último, coloque um pouco do creme de beringela sobre cada uma das 4 partes do pimentão. Enrole e arranje cada pimentão sobre a torre de legumes. Distribua o restante do vinagrete ao redor das torres e sirva-as acompanhadas de torradinhas. Corra e vá impressionar os seus convidados. Bom apetite.

****

Nenhum comentário: