* sopa de porcini com copa, cevadinha e espinafre


















foto: llunkes
Parece até que ele saiu de uma floresta encantada e caiu acidentalmente no seu prato. E veio acompanhado de alguns duendes salteados na manteiga e tomilho. Relaxe, meu amigo. Não foi a canabis da última noite, não. Você não é nenhuma fada, Branca-de-Neve ou Alice-Maravilha e nem está tendo alucinações. Está “apenasmente” prestes a comer um polpudo, suculento e miseravelmente maravilhoso cogumelo porcini. Mas serei forçado a ir mais longe e pisar ainda mais fundo: ACORDE ! Você também não está na europa e esse breve instante de devaneio foi, na verdade, um sonho, certamente provocado por uma larica mal-curada. As reais chances de você encontrar um porcini fresco na Banana Republic são tão hipotéticas quanto a de você topar com o sarará-pererê em plena Listo da Padre Chagas, paquerando a Sininho enquanto aguarda pelo café. E haja pirlimpimpim para se aguentar a gravidade dessa espera!!

Sopa de porcini com copa, cevadinha e espinafre

Os antigos romanos diziam que o Porcini ( leitão) é um dos grandes presentes dos deuses para a humanidade e não há como negá-lo. Extremamente versátil, esse voluptuoso cogumelo desempenha um importante papel na cozinha, seja ele na sua forma fresca seja na desidratada - bastante acessível em Terras Brasilis, por sinal. Felizmente. Abençoado com um inigualável aroma adocicado e terreno, essa iguaria imprime graça e elegância a molhos, sopas, risotos e braseados. Vale a pena conferir na receita bacana aí abaixo. Óinc, óinc ! (Buon Appetito!)

(Para 6 pessoas)
60 g de copa (colonial de preferência) ou bacon picados bem fininhos
150 g de alcatra, picada bem fininha (opcional)
½ xícara de cebola roxa, picada finamente
3 dentes de alho, picados finamente
2 litros de caldo ou brodo de frango ( ou mais se necessário)
20 g de cogumelo porcini seco (*) ver nota¼ xícara de cevadinha
½ xícara de cenoura picada em cubos bem pequenos ou ralada
½ xícara de aipo picado em cubos bem pequenos
¼ xícara de talo de salsa picado
Raminho de tomilho fresco
1 casca de uns 10x10 cm de um bom parmesão, cera removida (opcional)
2 xicaras de acelga vermelha cortada em tiras (ou verde) , ou espinafre
Sal e pimenta do reino a gosto
Queijo parmesão ralado, ou pecorino ou grana padano

Preparo

1. Numa panela de fundo grosso, frite a carne (se usar) até dourar. Acrescente a copa e deixe fritando. Adicione o alho e a cebola e cozinhe por mais alguns minutos.

2. Inclua o fundo de frango, o ramo de tomilho, os talos de salsa picados, os cogumelos porcini, o sal, a casca de parmesão e a cevadinha. Levante fervura, baixe o fogo e deixe cozinhando por 30 minutos retirando a gordura ( com o auxílio de uma concha) que aparece na superfície.

3. Após os 30 minutos, acrescente a cenoura e o aipo e deixe cozinhar por outros 20 minutos.

4. Adicione a acelga e finalize a sopa por mais 5 minutos no fogo. Desligue, retire o parmesão e o ramo de tomilho. Sirva quente com um fio de óleo de oliva derramado na sopa e um pouco de parmesão ralado.

***

Algumas dicas sobre o porcini desidratado
Ao comprá-lo

Se estiverem esfarelentos e muito quebrados, estão velhos e provavelmente com pouco sabor. Ao abrir o recipiente que os contém você deverá sentir um sabor pronunciadamente perfumado de ... cogumelos ! E se não há aroma, adivinhe ! Em alguns casos o cheiro é tão maravilhosamente presente que você é capaz de senti-lo sem sequer se dar ao trabalho de abrir o pote. Fique atento. O produto é caro e tem que valer a pena o investimento.

Ao prepará-lo para o cozimento

Mergulhe os porcini secos em um pouco de água fervente. Cubra e deixe-os parados por uns 20 minutos para expandirem e para que a areia, se houver, sedimente no fundo do recipiente. Retire-os cautelosamente. Coe a água que está repleta de sabor e use-a na receita.

Alternativa: o seu orçamento está curto ? No problem. Use cogumelos paris ou castanhos frescos salteados e dê um "up" no sabor usando algumas peças picadas de funghi secchi. Aqueles mesmos que você utiliza para fazer os risotos de funghi. É gol!

Nenhum comentário: