* curry indiano de vitela, manga e castanhas de cajú





















Foto: llunkes

Especiarias ! É bem provável que, ao ouvir essa palavra, o alarme das associações "livres" dispare em sua mente e uma imagem se componha de forma bastante nítida e prazeirosa : comida indiana! Mmmmm ... Sob o hipnótico efeito de memórias olfativas, então, o ambiente à sua volta empregna-se dos aromas exóticos e convidativos dessa culinária espetacular. A língua naufraga num oceano de saliva e o estômago se rende ao apelo do desejo. Imagino que não vai dar outra essa noite : curry para o jantar! Ueba!

Curry indiano de vitela, manga e castanha de cajú

Adaptado pelos ingleses da palavra Kaari - que significa molho - o curry é um termo ainda bastante nebuloso para a maioria das pessoas. Uma confusão relativamente normal, uma vez que a expressão possui diferentes significados para diferentes culturas na Ásia. Como existem elementos comuns a todas elas, podemos então definir o curry como um prato onde carnes,vegetais ou frutas são vagarosamente cozidos em molhos aromáticos à base de especiarias, ervas frescas, pimentas, nozes, manteigas, leite de coco ou iogurte e são, geralmente, acompanhados de algum tipo de arroz ou massa. Não é ao acaso que esses caras são venerados mundo afora. Khana Khao ! ("Coma a Comida" : a maneia como hindús diriam "bom apetite" )

para 4 pessoas

1kg de vitela ( perna ou paleta)cortada em cubos de 2,5 cm
óleo vegetal
1 xícara de vinho branco
1 cebola pequena, picada
5 dentes de alho, picados
2 colheres de sopa de curry indiano (* veja nota abaixo)
1 colher de chá de cúrcuma
2 colheres de sopa de mostarda em grãos
1 colher de chá de coentro em grão moido
1 colher de chá de páprica doce
½ colher de chá de cominho em pó
1 colher de sopa de açúcar ou a gosto
¼ colher de chá de canela em pó
1 folha de louro
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
400 ml de fundo de frango
1 ramo de coentro fresco , picado
Suco de 1 limão taiti
Salsa picada
Sal a gosto
1 manga cortada em cubos
60 g de castanho de caju quebradas

PREPARO

1. Ligue o forno a 190 graus. Tempere a vitela com sal. Numa panela de fundo grosso, frite a vitela de todos os lados até dourar. Não abarrote a panela . Retire os cubos , coloque-os em um recipiente , retire o excesso de óleo e coloque um pouco do vinho branco. Deixe levantar fervura e raspe o fundo da panela para que o caramelo que grudou no fundo se dissolva. Reserve o líquido e retorne com a panela ao fogo. Repita a operação até toda a vitela estar selada.
2. Depois de toda a vitela estar dourada, retorna com a panela ao fogo. Acrescente a manteiga e frite a cebola, a mostarda e o alho até ficarem translúcidos. De uma só vez, acrescente o curry, a cúrcuma, o coentro em pó. o cominho, o açúcar , a canela e a farinha. Frite mais um pouco sempre mexendo e tendo o cuidado para não queimar as especiarias.
3. Aos poucos adicione o fundo de frango sempre mexendo com um fuê para que a farinha não crie bolotas. Deixe levantar fervura e o caldo ficar espesso.
4. Coloque a vitela, o vinho “caramelado”, o louro, o coentro picado. Misture. Corrija os temperos procurando um balanceamento perfeito entre salgado e doce. Se necessa´rio, acrescente algumas gotas de limão.
5. Deixe lavantar fervura, tampe a panela e leve esta ao forno por 1:30 horas, ou até a vitela ficar macia. Cheque a cada 30 minutos para ver se o braseado não está grudando no fundo da panela.
6. Depois de pronto, deixe descansar por uns 3o minutos. Na hora de servir, acrescente a manga, os cajús e a salsinha picada. Sirva com arroz basmati ou outro arroz branco.

PS: esse é um prato que envelhece muito bem, ou seja, ele estará no seu best depois no terceiro dia. Se você tiver paciência para esperar, faça exatamente isso – prepare esse saboroso curry de vitela dois dias antes do massacre. Não haverá motivos para arrependimentos. Posso lhes garantir !

(*) Nota importane sobre os pós de curry:

Os pós para curry (aqueles que você encontra no supermercado ou nas lojas de produtos gourmets) são uma invenção inglesa - uma tentativa dos britânicos em reproduzir, de volta à Inglaterra, os perfumados masalas dos indianos, sem o incômodo trabalho de ter que confeccioná-los diariamente, como a maioria dos hindús ainda o fazem. Esses pozinhos mágicos, por não haver uma fórmula definida na sua composição, podem possuir de duas a até vinte e poucas especiarias, dependendo das intensões dos fabricantes. Pois é exatamente aí onde mora o perigo. Se não ficar esperto, você correrá o risco de comprar gato por pato, ou seja, cúrcuma por pó de curry. É sempre recomendável saber a procedência do produto, sua data de fabricação e quais as especiarias que compõem aquela fórmula. Eu prefiro pagar um pouco mais caro e ir atrás dos importados. Não é exatamente uma garantia, mas as chances de você ter um produto de melhor qualidade em suas mãos são bem mais promissoras. Agora, pense junto comigo : se o pó de curry, que é a alma desse maravilhoso prato, for inexpressivo ou até ruim, adivinhe o que vai acontecer com o seu Curry de Vitela, Manga e Castanhas de Cajú ? Não quero nem pensar. Vai, certamente, sobrar para o chefinho ...

Um comentário:

PLINIO MÓSCA TEATRO BRASIL disse...

Tenho certeza do supimpa que deve ser mais esta receita de Luciano Lunkes!
Plínio Mósca.