* Bahia que não me sai do pensamento, ai, ai !








fotos: llunkes




Uma gastronomia excitante só poderia existir em uma cultura igualmente excitante !!

Terra da diversidade cultural, a Bahia é um tabuleiro de crenças, mitos e ritos: Bahia dos orixás, Bahia dos babalorixás, Bahia de todos os santos.  Berço de um povo alegre, fervoroso e mestiço, a Bahia abriga uma cultura caleidoscópica, que se revela na riqueza colorida de seu folclore, na ginga de sua música contagiante, nas pirotecnias de suas danças acrobáticas. O imaginário baiano, inesgotável e criativo, corporificou-se, também, em uma das gastronomias étnicas mais interessantes do globo. Afinal, a Bahia é a grande cozinha para onde os deuses decidiram ‘baixar’ e saciar seus apetites vorazes e exigentes. Vai aí, então, um grande axé prá Bahia!








releitura: CALDO DE ACARAJÉ


Este é um prato baianasso, porém repaginado para o frio gaúcho, que está nos assombrando aí fora, afinal de contas, nada melhor do que chegar à noite com um caldinho quente esperando pela gente, não é mesmo? Bom apetite.

(para 4 pessoas)

2 xícaras de feijão fradinho, deixado de molho por um dia para inchar e com a pele removida
2 xícaras de fundo de frango
Óleo vegetal
Sal marinho
4 dentes de alho laminados
2 colheres de chá de gengibre picado
2 colheres de chá de camarão seco triturado
1 cebola grande, picada em cubos pequenos
2 tomates italianos, sem pele e sem sementes, cortado em cubos pequenos
Punhado de coentro e salsinha, picados
250 g de camarão descascado
Pimenta malagueta
Gostas de limão
2 colheres de sopa de amendoim ou castanha de caju, triturados
Óleo de dendê para finalizar

PREPARO

1.Coloque o feijão descascado no liquidificador e uma xícara de fundo de frango. Bata bem e vá acrescentando mais fundo de frango até atingir a consistência de uma sopa-creme. Reserve.
2. Em uma panela com óleo vegetal, frite ao alho até ficar fragrante e transparente. Acrescente a cebola, o gengibre e o camarão triturado e frite por mais algum tempo evitando que o alho doure.
3. Inclua o feijão batido e deixe levantar fervura.
4. Em uma frigideira, salteie os camarões rapidamente. Inclua os tomates e salteie por mais um minuto. Tempere e desligue. Transfira o conteúdo para o creme de feijão. Acrescente o coentro picado, as gostas de limão e apimenta malagueta.

5. Distribua o caldo de acarajé para 4 cumbucas. Polvilhe com o amendoim triturado e regue cada prato com um fio dendê. Sirva. 

Nenhum comentário: