* O-Pato-Travel: Ouro Preto e Mariana











fotos: llunkes

(outras fotos da viagem aqui)


Minas é tudodibom. Para homenagear essa cultura bacanassa, vai aí uma releitura de um de seus pratos mais típicos: o frango com quiabo. Bom proveito.


receita


Quix-Uai: Quiche Rústica de Frango, Quiabo, Cebola Caramelada e Queijo Serra da Canastra



para a crosta (para forma de 22cm diâmetro)

200g de farinha de trigo, peneirada
2 colheres de sopa de farinha de milho grossa
100g de manteiga gelada, cortada em cubos pequenos
sal marinho
1 ovo batido com 2 colheres de chá de água fria e 1 colher de chá de vinagre de vinho branco 


1. Em um multiprocessador de alimentos, junte as farinhas e o sal. Dê três pulsos com o motor para misturar as farinhas. Acrescente os cubos de manteiga gelada e dê mais alguns pulsos até a mistura adquirir a consistência de uma areia grossa. Com o motor rodando, acrescente a mistura do ovo batido e rode o motor por mais alguns segundos, até a mistura começar a se juntar. Desligue. Com o auxílio das mãos, junte a  massa e forme uma bola achatada. Cubra e leve à geladeira por 1 hora. 
2. Abra a massa e coloque-a em uma forma untada com manteiga. Cubra a massa com papel manteiga. Coloque uma xícara de feijões secos sobre o papel de forma a estabilizar a massa e evitar que ela infle durante pré-cozimento. Leve ao forno à 190 graus centígrados por aproximadamente 13-15 minutos. Retire a crosta do forno e deixe esfriar. Descarte os feijões e o papel.


para o recheio

200g de filezinho de frango
100 g de bacon picado
4 dentes de alho, descascados e laminados
2 cebolas grandes, cortadas em fatias
2 ovos
2 gemas
0,5 xícaras de creme de leite fresco
0,75 xícaras de leite integral
sal marinho a gosto
Pimenta preta moída a gosto
1 xícara de queijo serra da canastra, ralado
15 quiabos pequenos e tenros, cortados em rodelas
Óleo de oliva
Pimenta do reino e noz moscada moídas


1. Em uma panela, frite as cebolas até dourarem. Reserve.
2. Em outra panela, junte o frango, o bacon e o alho picado com um pouco de óleo de oliva. Tempere com sal e pimenta do reino.. Tampe a panela e leve ao fogo. Deixe fritar até o frango ficar macio e dourado.  Acrescente um pouco de água, se necessário. Depois de pronto, deixe esfriar. Desfie. Reserve.
3. Bata o creme de leite e o leite com os ovos, as gemas, o sal, a pimenta do reino e a noz moscada. Misture bem. Reserve.
4. Distribua no fundo da crosta o frango desfiado, a cebola caramelada, os quiabos, e o queijo. Sobre eles, despeje a mistura de creme e ovos, distribuindo-a bem sobre toda a superfície da quiche. Leve ao forno até dourar. 

***

Um comentário:

be. disse...

PARABENS ATE SEM RECEITA