* O-Pato-Travel: São Sebastião, Ilha Bela, Paraty e uma receita bacana de peixe com "guacamole" de banana









 
(fotos:llunkes)


Final de tarde de um dia qualquer. A suave brisa marítima embala, ao longe, as molengas ondas do mar chamativo e azul. A água de coco, geladinha, refresca o espírito ainda acalorado e a “suingada” rede convida a preguiça a botar os pés para o alto e tirar um breve cochilo. Os aromas convidativos  que rondam o ar aguçam a fome e prenunciam o jantar com os amigos e a família, seguido "daquela" caminhada digestiva pela beira da praia.

Pois é, o verão é, sim, um presente.  É tempo de baixarmos a guarda, de nos distanciarmos da rotina, de recarregarmos as baterias e aproveitarmos o que de melhor a estação tem para oferecer. É hora de viajar, de conhecer novas pessoas e novos lugares.
Com seus charmosos centros históricos encrustrados entre a exuberante serra do mar e as translúcidas águas oceânicas, São Sebastião, Ilha Bela  e Paraty são, sem dúvida, destinos “bacanassos” para essas férias. Para quem ainda não conhece esses pequenos paraísos, vai aí a dica certeira: vale realmente  a pena visitá-los. As imagens acima falam por si só. Ñtão tá ...
 Boas férias a todos e curtam cada momento desse presente. Até março.

 Ah, tem aí uma receitinha de verão, daquelas de dar água na boca. É só continuar rolando o cursor ...
(* mais fotos da viagem? aqui )

***

peixe com guacamole de banana ao azeite perfumado e saladinha




Pergunte a qualquer nativo da região sobre o prato caiçara mais representativo do lugar e a resposta será irremediavelmente a mesma por toda parte: peixe com banana. Em São Sebastião, a união inusitada - e saborosa - desses ingredientes traduz-se no “azul marinho”, um prato preparado à base bananas verdes e algum peixe disponível no dia. O nome curioso do prato vem do seu característico tom azulado, derivado da reação da casca da banana verde - que é utilizada na receita - com o calor do cozimento.

A receita abaixo, inspirada na combinação de ambos os ítens, propõe uma versão mais prática e moderna. A nova proposta traz alguns elementos de fusão (fusion) com as cozinhas mexicana e tailandesa. As bananas são utilizadas maduras e a casca é descartada (ufa!, diriam alguns). De preparo rápido e fácil, o prato é uma opção ideal para quem acabou de chegar da praia e quer descolar uma comidinha diferente, saborosa e  “num tapa”. Pode ser servido na forma de um finger food bacaninha ou, ainda, saboreado como uma entrada leve e descontraida. It´s your call.
Bom apetite.
(para 4 pessoas)


2 bananas catarina-prata grandes, maduras porém firmes (*)
300 g de algum peixe branco e firme, cortado em cubos grandes (finger food) ou em filés (entrada)
de 2 a 3 colheres de sopa de suco de limão taiti
6 colheres de sopa de óleo de oliva
3 cebolinhas verdes (somente a parte branca), fatiadas finamente
2 colheres de chá de gengibre ralado
2 dentes grandes de alho, amassados
2 filezinhos de anchovas, lavados e amassados até ficar um purê
(ou 2 colheres de chá de molho de peixe tailandês), opcional
2 raízes de coentro, picadas finamente (ingrediente opcional)
mescla de folhas verdes
algumas folhas de coentro (opcional)
sal marinho e pimenta preta moída
gotas de pimenta tabasco de halapeño ou cipotle (opcional)

  (*) evite a banana caturra

PREPARO

 
1. Para o azeite perfumado: Amasse os filezinhos de anchova e a raiz de coentro - no caso de usá-los  - até ficar um purê.  Junte o suco de limão, o gengibre, o alho esmagado, as fatias de cebolinha verde, o óleo de oliva,as gotas de pimenta. Deixe marinar por 10 minutos.
2. Enquanto isso, prepare o peixe: tempere o peixe com sal marinho e pimenta do reino. Em uma frigideira com um pouco óleo bem quente, frite um lado do peixe( o da apresentação). Deixe dourar levemente e leve ao forno à 200 graus centígrados. Asse entre  5  a 15 minutos ( isso irá depender da largura do filé) ou até ficar no ponto desejado.
3. Enquanto o peixe está no forno,  prepare a guacamole: descasque as bananas e amasse-as grosseiramente, tendo o cuidade para não transformá-las num purê. Deixe-as texturizadas. Derrame imediatamente o preparo do azeite. Retire o peixe do forno. Sirva-o acompanhado da guacamole e da saladinha de folhas verdes e coentro. Bom proveito.


*** 

Nenhum comentário: