* Ravioli Primavera (Aspargos, Nozes e Creme de Ricota), Molho Cremoso de Espumante e Pecorino, Flores e Brotos Comestíveis

A receita abaixo foi criada para o especial de primavera do Gastrô (Caderno de Gastronomia da Zero Hora). Bom proveito!!


 
foto: llunkes
(para 4 pessoas)

Para o recheio
1 molho de aspargos
1 dente grande de alho, picado finamente
5 colheres de sopa de pecorino romano ralado ou parmesão
8 colheres de sopa de ricota creme
80 g de nozes, torradas e picadas


1. Remova  a parte fibrosa dos aspargos, cortando uns 4 cm a partir de suas bases. Descarte as bases. Coloque  os aspargos na água fervente com sal e cozinhe até atingirem o ponto al dente. Escorra-os e coloque-os imediatamente em água gelada. Deixe esfriar  e escorra novamente.

2.  Em um multi-processador, coloque os aspargos, o alho, o pecorino e a ricota. Processe até ficar bem cremoso. Se necessário, acrescente mais ricota. Tempere com sal e pimenta preta. Acrescente as nozes e misture. Reserve.


3.  Com o recheio pronto, você tem duas opções para finalizar os raviólis:  a primeira, e a mais prática, seria levar esse recheio à uma casa de massas de sua confiança e pedir para que eles finalizem seus raviólis. É uma prática aceitável e que irá reduzir o seu tempo na cozinha consideravelmente. Não esqueça de que o recheio é a parte mais importante, e  você ainda terá os seus raviolis costumizados. A segunda opção, seria fazer a massa e fechá-los você mesmo. Nesse caso, a receita da massa segue abaixo, no final dos procedimentos.  Considerando, neste momento,  que seus raviólis já estejam finalizados, vamos à receita do molho.

Para o molho

3 dentes de alho , esmagados
4 colheres de sopa de cebola picada
1 xícara de Freixenet carta nevada demi sec  ou outra espumante
200ml de creme de leite fresco
de 2 a 3 colheres de sopa de Pecorino ralado
Sal marinho e pimenta do reino a gosto

1. Leve ao fogo uma panela pequena de inox com a espumante, o alho e a cebola. Deixe levantar fervura  reduza o líquido até quase evaporar por completo. Acrescente o creme de leite e deixe levantar fervura. Desligue e coe. Volte com o molho ao fogo e deixe enquentar. Acrescente o pecorino. Desligue. Cozinhe os raviólis em água salgada e fervente. Escorra-os e sirva com o molho e os acompanhamentos.

Para os acompanhamentos: uma mescla de algumas flores comestíveis ( pode ser brócolis, couve-flor roxa,  broto-de-feijão, cebolinha e ciboulette, manjericão, sálvia, pétalas de calêndula, entre outras); alguns brotos (de rabanete, de girassol, de alfafa, de ervilha , de cebola) e micro folhas como de as funcho, couve-de-bruxelas  ou de beterraba, por exemplo.

(fotos:llunkes)

***

Para a massa do ravioli

2 xícaras de farinha de trigo, peneirada
2 ovos grandes
0,5 colher de chá de óleo de oliva

1. Misture os ovos e o óleo de oliva. Em uma bacia grande, coloque a farinha. Faça um “poço” no centro da farinha e acrescente a mistura dos ovos nessa depressão. Com o auxílio de um garfo, vá incorporando a farinha, ao poucos, nos ovos até formar uma pasta espessa. Com o auxílio das mãos, incorpore o restante da farinha e comece a sovar a massa. Continue sovando  até a massa ficar elástica, homogênea  e levemente grudenta. Leve-a à geladeira por  30 minutos.

2. Abra a massa. Corte os raviólis. Coloque o recheio e feche-os raviólis como se fossem pequenos pastéis.

3. Cozinhe os raviólis em água fervente e salgada por aproximados 5 minutos. Escorra e sirva-os com o molho e os acompanhamentos (ou ainda sem eles, se desejar.  O que realmente importa é o recheio!!)


***

Nenhum comentário: