* tagine de camarão e quiabo















foto: llunkes



Tem gente que detesta quiabo, ‘aquela coisa babada, fibrosa e esverdeada’. Também, pudera - os quiabos que geralmente encontramos nas bandejas dos supermercados são, literalmente, de dar dó. Já ultrapassaram os seus dias de vigor juvenil há, digamos, algumas décadas atrás. Deveriam ter sido colhidos enquanto novos e tenros, o que não é, obviamente, o caso. O que fica, então, para a prateleira do mercado - e para o seu prato - é um punhado de dedos alongados e alienígenas, calcificados por artrite e artrose. Nem a Drew Barrymore os comeria. P.a.T.o. phone home!!!


A RECEITA (para 2 pessoas como uma entrada)

Quanto mais você cortar e cozinhar os quiabos, mais viscosos (a famosa baba) eles ficarão. A escolha é, portanto, sua. Para meu juízo, um quiabo bem preparado deve ainda estar 'al dente' e levemente babado. Uma maravilha! Faça essa deliciosa tagine marroquina e depois me conte as suas impressões. Bismilah! (bom apetite)


3 dentes de alho, laminados
3 colheres de sopa de óleo de oliva
150 g de camarão grande limpo
150 g de quiabo “baby” (compre na feirinha do brique), lavados e cortados ao meio longitudinalmente

1 tomate italiano maduro, se sementes e cortado em juliene (tiras)
1 colher de chá rasa de pimentón dulce (páprica doce)
1 colher de chá de cúrcuma
1 colher de chá de açúcar
¼ colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá rasa de gengibre em pó

120 ml de água ou fundo de frango
suco de 1 limão siciliano
punhado coentro ou salsa, ou a combinação de ambos
sal marinho e pimenta do reino
2 fatias de um pão rústico ou baguete


PREPARO

1.Misture a páprica, a cúrcuma, o açúcar, o cominho e o gengibre em uma tijela pequena. Reserve. Em uma frigideira ou wok pequena, salteie o alho até ficar translúcido e cheiroso (sem cor).
2. Acrescente os quiabos e saltei-os por um minuto mexendo sempre para o alho não queimar.
3. Inclua, de uma só vez, a mistura de especiarias e frite os quiabos por adicionais 20 ou 30 segundos - sempre mexendo - até o ambiente ficar aromático.
4. Acrescente a água e deixe cozinhar por outro minuto.
5. Coloque o camarão, o tomate, o coentro e o sal. Cozinhe até os camarões ficarem cozidos, mas ainda macios (de 1 a 3 minutos). Desligue. Acrescente a metade do suco de limão, a pimenta do reino e as ervas.
6. Prove e corrija os temperos acrescentando sal, açúcar ou suco de limão, se necessário. A tagine deve ficar levemente agridoce e perfumada, com os quiabos crocantes, o molhinho levemente viscoso e os camarões macios e suculentos. Sirva essa pequena indulgência com um bom naco de pão mergulhando no seu molhinho. Decadência total!

* Quer saber mais sobre tagines e o Marrocos? Clique aqui.

Nenhum comentário: