* domingo no parque: 'chimas' com brownie










(fotos: llunkes)

A luminosidade difusa e ligeiramente outonal dos finais de tarde, nessa época do ano, torna os parques de Porto Alegre atraentes e convidativos para aquele 'chima' com a família e os amigos. Hora de colocar o papo em dia, dar umas boas risadas, dividir as experiências vividas nas férias e preparar-se para o ano que, finalmente, se inicia. E um 'bolinho', em uma hora descontraída como essa, cai sempre bem. Bom retorno a todos e sucesso em 2012 !!!



RECEITA: Browny de Chocolate e Nozes(para 6 pessoas)

200 g de manteiga, mole e na temperatura ambiente
3 colheres de sopa de farinha de trigo
200 g de chocolate noir extra fin (60%), picado
¾ xícaras de açúcar
6 ovos
1,25 xícaras de nozes levemente torradas
2 colheres de sopa de licor de amêndoas
2 pitadas de sal
açúcar de confeiteiro

PROCEDIMENTO

1. Aqueça o forno à temperatura de 180 graus. Processe as nozes até obter uma farinha. Reservar.
2.Coloque o chocolate picado em uma bacia inoxidável. Leve uma panela com 3 dedos de água ao fogo. Deixe ferver. Encaixe a bacia sobre a ‘boca’ da panela (não deixe encostar na água) e derreta o chocolate com o auxílio do vapor, sempre mexendo. Deixe esfriar.
3. Bata a manteiga, a farinha e o açúcar até formar uma pasta homogênea. Acrescente os ovos, um a um e misture bem. Inclua o sal e o licor.
4. Misture a farinha de nozes e os ovos batidos. Acrescente o chocolate derretido em um fio, batendo vigorosamente.
5. Derrame a massa da browny em uma forma untada com manteiga. Leve ao forno aquecido por aproximados 40 minutos. Sua superficie, quando pronta, terá um aspecto levemente ressecado e com algumas rachaduras. Na dúvida, insira um palito de fósforo no centro. Se sair seco, está pronta, caso contrário, continue assando por mais alguns minutos. Retire de forno e deixe esfriar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva. Maravilha!

***

Nenhum comentário: