* summertime and the living is easy!

Pois é, o verão tem disso: frutas, frutas e ... mais frutas. Toneladas delas vindas ao mundo nas mais deliciosas formas, cores e sabores. Hmmm ... e dá pra fazer cada coisa incrível com elas, como a receitinha aí abaixo. De uma simplicidade quase monástica no seu preparo, essa sobremesa é bacana prá caramba: leve, refrescante e intensamente aromática. Uma opção ideal para quem quer impressionar sem ter que ralar na coz. Um luxo só! E então, vai encarar?




fotos:llunkes


Pêssegos, nectarinas e ameixas vermelhas assadas e sabayon cítrico e amarettini

Assando essas frutas - ao invés de cozê-las numa calda - você está concentrando os seus sabores, desenvolvendo os seus açúcares e deixando-as com uma textura muito mais cremosa e aveludada. Sirva-as acompanhadas do sabayon cítrico e você terá uma sobremesa descontraída e irresistível. Perfeita tanto para um pique-nique ensolarado quanto para um jantar mais "estrelado". É gol na certa !!!

(para 4 pessoas)
Para as frutas
2 pêssegos, pelados ( ver abaixo ), partidos ao meio e com os caroços removidos
2 nectarinas e 2 ameixas vermelhas, partidas ao meio e com os caroços removidos
1 colher de chá de raspas de limão siciliano
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga fria, cortada em lascas

Para o sabayon
3 gemas de ovos
½ colher de chá de essência de baunilha
75 ml de suco de laranja ou pomelo
3 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de sopa de licor de pêssego ou outro licor perfumado
4 amarettini, triturados

Preparo

Para as frutas:
1. Aqueça o forno a 200 graus. Numa forma refratária, combine as frutas as raspas de limão , a 1/2 xícara de açúcar e a manteiga. Leve ao forno por uns 30 minutos ou até as frutas estarem bem macias e levemente douradas.
2. Deixe esfriar e leve à geladeira até a hora de servir.

Faça o sabayon :
1. Leve uma panela ao fogo com uns dois dedos de água.
2. Numa bacia inoxidável de tamanho médio, coloque as gemas, o suco cítrico, a baunilha e o açúcar. Coloque a bacia na boca da panela sem tocar na água fervente. Com o auxilio de um fuê, bata as gemas vigorasa e constantemente até encorpar e formar um creme aerado e de uma cor amarela pálida. Retire imediatamente evitando que os ovos “coagulem”.
3. Continue batendo até a temperatura do sabayon abaixar um pouco. Acrescente o licor e bata por mais alguns segundos. Reserve na temperatura ambiente ou na geladeira até a hora de servir.
4. Ao servir: disponha as frutas nos pratos de sobremesa. Sobre elas, despeje uma ou duas colheres do sabayon e sobre este os amarettini triturados.
5. Sirva e se delicie. .
Dicas:
1) Tanto as ameixas, quanto as nectarinas e os pêssegos irão ainda amaciar e desenvolver seus sabores depois de colhidos, embora não desenvolverão mais os açúcares. Guarde essas frutas em um lugar fresco porém fora da geladeira até ficarem macias e maduras de acordo com a sua vontade. Depois desse ponto, o refrigerador irá extender suas vidas úteis mas, por outro lado, irá também diminuir a intensidade dos seus aromas.
2) Para pelar o pêssego: faça com a ponta de uma faca dois cortes pouco profundos na forma de um “x” na pele de cada pêssego. Coloque-os em água fervente por alguns segundos. Retire-os e mergulhe-os imediatamente em àgua gelada para interromper com o cozimento. Remova, então, as peles.
3) Por ser aparentemente mais fácil, você pode optar por retirar os caroços das frutas depois de assadas.

***

Nenhum comentário: