* musse de chocolate amargo, castanhas e laranjas

Esta postagem é dedicada a todos os chocoholics – aquelas felizes almas que recusam tocar a vida adiante sem antes dar uma boa mordidinha numa barrinha de chocolate. Pior! É bom mesmo. "Não adianta vir com guaraná pra mim, é chocolate que eu quero beber". É isso aí, Marisa!
.
.
.
.
.
.
.
.



fotos:llunkes .


Mousse de Chocolate Amargo, Castanhas, Cointreau e Laranjas.






.



.....


O diferencial bacana desse musse de chocolate - em comparação a tantos outros - vem de sua textura, que é granulada devido à presença das castanhas (além, obviamente, do sabor que as mesmas conferem a essa maravilha). Se a preguiça bater forte, esqueça as flores-cookies. A falta delas não irá comprometer em nada a sua marmitinha de chocolate, eu garanto. Só irá deixá-la mais feinha. Mas isso é somente um detalhe bobo.


(Para 6 pessoas)

¾ de xícaras de marrons em conserva ou congelados ( castanhas européias) *
5 colheres de sopa de açúcar
3 colheresde sopa de àgua
190 g de chocolate amargo + ¼ xícara de chocolate amargo (picado finamente)
3 ovos grandes, separados
3 colheres de sopa de contreau
1 colher de sopa de raspas de laranja
1,25 xícara de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
Metade de uma laranja de umbigo, separadas em gomos conforme demonstração.


PREPARO

1. Processe as castanhas e 1 colher de açúcar até atingir a consistência de um purê.
2. Em uma bacia de inoxidável sobre uma panela com água fervendo ( não enconstar a bacia na água) coloque as 190 g de chocolate e as 3 colheres de água até o chocolate derreter, mexendo constantemente. Bata as gemas e misture ao chocolate sempre mexendo, até engrossar um pouco ( por uns 2ou 3 minutos). Remova do fogo e adicione o contreau e os purê de castanhas. Misture bem e deixe esfriar completamente. Acrescente as raspas de laranja.
3. Em outro recipiente, bata as claras em neve e adicione as restantes 4 colheres de açúcar pouco a pouco. Encorpore a metade das claras batidas no chocolate. Acrescente a outra metade gentilmente até misturar bem.
4. Em um terceiro recipiente, bata o creme de leite até ficar aerado e firme. Acrescente o açúcar de confeiteiro e misture .Reserve a metade do creme batido e encorpore a outra metade ao chocolate.
5. Sirva em taças com uma colher de creme de leite batido no topo,o chocolate picado e um ou dois gomos de laranja por cima. Sirva imediatamente.

para as flores-cookies

20 g de farinha de trigo peneirada
40 g de açúcar de confeiteiro, peneirado
15 g de cacau em pó
30 g de gema de ovo, temperatura ambiente
25 g de manteiga derretida e esfriada

PREPARO
1. Misture a farinha, o cacau e o açúcar de confeiteiro.
2. Acrescente a gema do ovo e mexa bem até incorporar.
3. Adicione a manteiga e misture.
4. Com o auxílio de uma espátula e uma folha de silicone faça as flores conforme o vídeo.
5. Leve ao forno à 190 graus por uns 8 minutos ou até as flores começarem a escurecer levemente. Retire do forno e, delicadamente, remova as flores ainbda quentes com o auxílio de uma espátula. Coloque-as dentro de uma xícara ainda mornas para moldar. Deixe esfrirar e retire-as. Reserve para a hora de servir o musse.

(*) se você não encontrar as marrons, use castanhas-do-pará. Torre-as levemente ao forno e triture até virar uma farinha levemente oleosa. Está pronta para ser usada.

.

PS. Para obter uma textura mais firme do musse de forma a ser possível moldar uma bola como a da foto, você deve deixá-lo descoberto por um dia na geladeira . Dessa maneira ele perderá parte de sua umidade e ficará mais consistente.


***

Nenhum comentário: