* ravioli de ervilhas e mascarpone, com brodeto de limão


















fotos: llunkes
.
Há inúmeras ocasiões em que você não deveria comer ervilhas frescas: quando não estão frescas seria uma delas, por exemplo. Logo após serem removidas de suas plantas-matter durante a colheita nos meses de verão, essas petit pepitas dão inicio a uma curta e rápida jornada de conversão de seus irresistíveis açúcares em desinteressantes amidos, deixando para trás toda a juventude e frescor de seu sabor e delicada textura. O que fica para o seu prato, então, é uma leguminosa afarinhada, pesada na mordida e de gosto “blazê”. Na dúvida, dê sempre preferência àquelas congeladas no balcão frigorífico do super-mercado, pois serão, provavelmente, bem superiores em qualidade.

Ravióli de Ervilhas e Mascarpone em Brodeto Aromático de Limão
.
Tudo bem, eu admito - a receita pode até ser trabalhosa - um pouquinho só. Mas, em contrapartida, pode-se optar por alguns atalhos na elaboração desse ravioli delicioso e diminuir consideravelmente o tempo de ralação na 'coz'. Por exemplo: ao invés de fazer a massa, você poderia comprar folhas frescas de lasanha e utilizá-las para tal fim. Isso reduziria o volume do trabalho pela metade. Ou melhor ainda : faça o recheio e leve-o para uma casa de massas que você confia e peça para preencherem os raviólis. Farão isso com a maior boa vontade, tenho certeza. Digo isso por experiência própria. Vam’bora? Mãos na massa !

Para a massa básica do ravioli

(rende ½ kilo)

3½ xícaras de farinha de trigo
4 ovos grandes
½ colher de chá de óleo de oliva

1. Em uma bacia grande coloque a farinha e faça um poço no centro do monte. Coloque os ovos e o óleo de oliva no centro da cavidade.
2. Com o auxílio de um garfo, misture os ovos e o óleo e aos poucos comece a incorporar a farinha aos ovos usado sempre a farinha que está mais próxima às bordas da cavidade.
3. Quando você já tiver incorporado mais ou menos a metade da farinha aos ovos, a massa começará a se formar. Comece a sovar a massa com a palma de sua mão.
4. Ao atingir uma massa coesa, remova-a da bacia e retire o excesso de farinha que por ventura estiver grudada.
5. Polvilhe com farinha uma superficie de uma mesa ou balcao de granito e sove a massa por uns 6 minutos até esse ficar elástica e levemente grudenta.
6. Enrole a bola de massa em um filme e deixe descansar à temperatura ambiente por uns 30 minutos antes de enrolá-la e proceder com os raviolis.


Para o recheio dos raviolis
.

(Rende mais ou menos 30 raviolis)

1 kg de ervilha congelada ( rende 450 g de purê)
40 g de manteiga derretida
Suco de ½ limão siciliano
Meia cebola branca grande, cortada em cubos pequenos
250 g de creme de ricota
Sal marinho
Pimenta do reino branca
80 g de queijo pecorino ralado

1. Descogele a ervilha e passe-as ligeiramente no processador até formar um purê grosseiro.
2. Com o aulílio de uma espátula de borracha, passe as ervilhas por uma peneira bem fina, retendo as cascas na malha da peneira e deixando passar somente a polpa. Reserve a polpa.
3. Salteie a cebola levemente em óleo de oliva até ficar translúcida. Deixe esfriar.
4. Misture a polpa da ervilha, a cebola, o suco de limão, a manteiga, a ricota, o pecorino, o sal e a pimenta até formar uma pasta homogênea.


Recheando os raviolis

1. Divida e massa em duas partes e abra ambas as partes com o auxílio do rolo de massa ou da pasta machine. Você obterá 2 folhas de massa.
2. Coloque a primeira folha numa superfície pulverizada com farinha de trigo.
3. Arranje uma colher de sopa do recheio a cada 7cm de distância um do outro.
4. Arranje a outra folha de massa sobre essa cuidadosamente. Pressione com os dedos a folha superior contra a que está abaixo pela superficie ao redor do recheio.
5. Corte os raviolis usando um cortador . Pressione bem as bordas de cada ravioli.
6. A partir desse momento você levá-los ao congelador dispondo-os separadamente até congelarem. Transfira-os para um saco plástico e armazene-os por até 10 dias.


Para o brodeto de limão com os raviolis
( Para 4 pessoas )

1 litro de um bom fundo de frango, ou caldo de galinha
Suco de ½ limão siciliano
1 colher de chá de raspas de limão siciliano, fresco
1 dente de alho esmagado
1 ramo de mangericão
Sal marinho
Folhas de broto de ervilha, ou broto de cebola ou salsinha picada
24 ervilhas frescas e cozidas
16 raviolis de ervilha

***

Nenhum comentário: