* ravioli de moranga e queijo de cabra
















foto: llunkes


Sempre imaginei que a moranga casaria bem com o queijo de cabra. Só restava apresentá-los um ao outro e conferir. Pois não deu outra. Eles são praticamente almas gêmeas, para a minha felicidade de padrinho. Confira você mesmo!!



ravióli de moranga, queijo de cabra e essências

O embrulho é sempre um detalhe, é verdade. Importante, porém um mero detalhe. Todos concordam que o que está realmente em jogo é o que encontramos dentro do pacote, não é mesmo? Pois o recheio desse ravioli é o que verdadeiramente conta. Um presentaço ! Mas se o “papel” lhe custar mais caro que o conteúdo, encontre um outro modo de empacotá-lo, ora bolas. Se fechar os raviólis é algo que o seu tempo e disposição o impedem de fazê-lo, não se aperte : faça então uma lasanha super bacana. É bem mais fácil e igualmente deliciosa. O negócio é ter jogo de cintura. Divirta-se e bom apetite. Depois me conte.

Para o recheio (rende uns 30 raviolis grandes)

300 g de purê moranga
200 g de queijo de cabra ( boursin ou massa àcida , bem mole) (*)
60 g de queijo pecorino ou grana padano
algumas gotas de limão
sal marinho
pimenta caiena a gosto ( cuidado: é forte! )
noz moscada ralada na hora, a gosto
4 colheres de sopa de manteiga mole
½ colher de chá de essência de baunilha
1/4 colher de chá de essência de amêndoas

1. Em um recipiente misture a moranga, a manteiga e os queijos.
2. Tempere com o sal, a pimenta, a noz moscada. Adicione as gotas de limão e as essências.
3. Leve à geladeira por 1 hora, antes de rechear os raviolis.
(*) se preferir, use ricota.


Para a massa básica do ravioli
(rende ½ kilo)

3½ xícaras de farinha de trigo
4 ovos grandes
½ colher de chá de óleo de oliva


1. Em uma bacia grande coloque a farinha e faça um poço no centro do monte. Coloque os ovos e o óleo de oliva no centro da cavidade.
2. Com o auxílio de um garfo, misture os ovos e o óleo e aos poucos comece a incorporar a farinha aos ovos usado sempre a farinha que está mais próxima às bordas da cavidade.
3. Quando você já tiver incorporado mais ou menos a metade da farinha aos ovos, a massa começará a se formar. Comece a sovar a massa com a palma de sua mão.
4. Ao atingir uma massa coesa, remova-a da bacia e retire o excesso de farinha que por ventura estiver grudada.
5. Polvilhe com farinha uma superficie de uma mesa ou balcao de granito e sove a massa por uns 6 minutos até esse ficar elástica e levemente grudenta.
6. Enrole a bola de massa em um filme e deixe descansar à temperatura ambiente por uns 30 minutos antes de enrolá-la e proceder com os raviolis.

Preenchendo os raviólis

1. Corte a bola da massa em duas partes. Reserve uma. Com o auxílio do rolo de massa, abra a primeira metade de modo a obter uma folha de usn 2mm de massa.
2. Com o auxílio de uma colher de chá, faça pequenos montes do recheio de abóbora sobre a folha da massa à uma distância de uns 5 ou 6 cm um dos outros de forma a cobri toda a superfìcie da massa. Com um pincel de confeiteiro previamente molhado na àgua, pincele as bordas de cada montinho de moranga.
3. Abra a outra metade da massa com o rolo de maneira a obter a mesma figura da primeira. Cuidadosamente, coloque essa nova folha por sobre a primeira , cuidando para não desfazer os montes do recheio e definir bem as bordas de cada ravioli. Pressione com os dedos para as duas lãminas de massa grudar um outra e corte os raviolis com um cortador de cookies.
4. Reserve até a hora de cozê-los. Sirva de 3 a 4 raviólis por pessoa. Congele o restante que sobrar para uma outra ocasião.

Para o molho (serve 4 pessoas)

1/2 xícara de fundo de frango
1/4 xícara de vinho seco branco
1/2 limão siciliano
2 colheres de cebola picada finamente
1 dente de alho , esmagado
4 colhers de sopa de manteiga, gelada e cortada em cubos pequenos
2 colheres de sopa de queijo pecorino ou granna padano para polvilhar

1. Cozinhe os raviolis em bastante água com sal. Calcule em torno de 3 a 4 por pessoa.
2. Enquanto os ravioli estão no fogo: Numa panela pequena ferva o fundo, o vinho, a cebola e o alho até reduzir para mais da metade. Coe .
3. Retorne com o líquido ao fogo e, com o auxílio de um fuê, acrescente os cubos de manteiga aos poucos, sempre mexendo até a manteiga toda encorporar. Desligue e tempere com sal, pimenta do reino e algumas gotas de limão.
4. Escorra os raviólis e misture no molho. Polvilhe com o queijo ralado. Bom apetite!

***

Nenhum comentário: