fotos: llunkes


.Os "guótiés" são aqueles famosos dumplings chineses (pasteizinhos) cozidos ao vapor em um lado e fritos no outro. O contraste dessas duas texturas é exatamente o que os torna absurdamente irresistíveis. Vieram ao mundo - como tantas outras maravilhas gastronômicas - a partir de um irremediável acidente na cozinha: um chef da milenar corte imperial, diz a lenda, ao preparar o jantar da impertinente realeza, tostou toda a sua produção de dumplings ao deixá-los expostos ao fogo por um período excedente. Sem tempo para refazê-los e temendo pela sua nada promissora sorte, teve, então, a reparadora ideia de servi-los como uma criação inédita, muito especial, algo que finalmente estivesse à altura da magnitude e nobreza de seu benevolente imperador. É admirável como a retórica tem o estranho poder de preservar um pescocinho. E quanto a você: vá agradar o seu com esses guótiés. Bom proveito.


Guótié: pasteizinhos chineses de camarão, broto de feijão e shiitakes

.

É bem provável que o fato mais curioso a respeito dos “raviolis de pequim” (como são também conhecidos os guótiés) seja a utilização de uma antiga técnica mandarim empregada na confecção de algumas massas. Chamado de massa de água quente, esse procedimento utiliza somente farinha, sal e água fervente. O elemento térmico do trio confere elasticidade, resistência e maleabilidade à massa infinitamente maiores se a compararmos com o mesmo produto onde água fria tenha sido utilizada. É muito simples de fazer e gostoso, mesmo. Vale até a pena sujar um pouquinho as mãos.


para a massa

.

75 g de farinha de arroz

75 ml de água
200 g de farinha de trigo

120 ml de água fervente

pitada de sal

.

para o recheio

.

300 g de camarão descascado, moido
broto de feijão, picado

cogumelos shiitakes, picados

1 colher de sopa de gengibre ralado

cebolinha verde( parte branca), picada

repolho picado

pimenta preta moida a gosto

1 colher de sopa de shoyo

pitada de açúcar

1 dente de alho, picado

2 colheres de chá de óleo de gergelim tostado

.

PREPARO

.

1. Misture a agua e a farinha de arroz até formar uma pasta. Misture a farinha de trigo e a água até incorporar. Misture as duas farinhhas e amasse bem até formar uma bola.

2. Com as mãos untadas em óleo, sove a bola de farinhas até ficar espessae brilhante, reserve por 1 hora.

3. Corte a massa em porções e abra com o rolo de massa. Corte em círculos de 8 cm de diâmetro.

4. Misture todos os ingredientes do recheio.

.










continua ...


***

Nenhum comentário: