* comidinha: risoto de alho porró, farofa de bacon, ovo mole e azeite trufado













foto: llunkes




Final de tarde de um domingo. Você está em casa esticado em frente à tv na maior preguiça doméstica. Um legítimo couch-potato. O tempo lá fora está uma nhaca. O estômago começou a ronronar. Descolar uma comidinha quentinha para acompanhar um filme antes de você dar o dia por encerrado e recolher -se ao berço não seria uma idéia fora de contexto . Muito pelo contrário ...


Risotinho de Alho Porró, Farofinha de Bacon, Óleo Trufado e Ovos Moles

O grande barato dessa comidinha aí fica por conta do sedutor aroma do óleo trufado(*) em parceria com a cremosidade imbatível da gema do ovo. Juntos, eles imprimem um "veludo" arrebatador ao risoto . Um verdadeiro toque de midas.

Para 4 pessoas ( porções pequenas )

2 colheres de sopa de manteiga ou óleo de oliva
1 alho porró grande, parte branca
1 xícara de arroz carnaroli ou arbório
1 colher de sopa de cebola seca em flocos (opcional)
1/3 xícara de vinho branco seco
1,5 litros de fundo de frango ou caldo de galinha
Sal marinho e pimenta preta a gosto
2 colheres de sopa de farofa de bacon ( receita segue)
Punhado pequeno de salsinha picada
4 ovos coloniais, à temperatura ambiente
4 colheres de sopa de parmesão ralado
1 colher de chá rasa de óleo trufado ( dispensável, mas recomendado)

PROCEDIMENTO

1. Aqueça o fundo de frango numa panela e mantenha-o aquecido com bico do fogão regulado no nível mínimo.
2. Corte o alho porró ao meio longitudinalmente e lave debaixo da água fria corrente. Retire o excesso de água e corte-o em fatias bem finas.
3. Numa panela de fundo grosso, aqueça o óleo ou manteiga e coloque o alho porró e deixe cozinhar devagar até ficar translúcido . Procure deixá-lo com a cor branca e evitando dourar.
4. Inclua o arroz e a cebola em flocos, misture bem e deixe por uns dois minutos, até o arroz aquecer bem.
5. Coloque o vinho e deixe cozinhar até o líquido evaporar-se quase todo.
6. Coloque uma concha de caldo quente e mexa constantemente até o caldo ser quase todo absorvido pelo arroz e desaparecer. Acrescente outra concha de líquido e repita o processo sempre mexendo. Esse processo de ir adicionando uma concha após a outra levará em torno de 20 minutos até o ponto que o arroz estiver macio mas ainda al dente. Portanto vã provando e colocando mais fundo se for necessario até atingir esse estágio.
7. Assim que o arroz estiver no ponto, desligue. Acrecente a farofinha de bacon, o sal, a pimenta do reino, o parmesão e a cebolinha picada. Deixe parado por uns 5 minutos antes de servir.
8. Enquanto isso, tenha uma panela pequena com água salgada fervente ao fogo. Coloque os ovos cuidadosamente e deixe-os ferver por exatos 5 minutos. Retire-os imediatamente e coloque-os em água fria.
9. Sirva o risoto em cumbuquinhas. Distribua o óleo de trufas igualmente em cada uma delas. Descasque os ovos ainda mornos. Coloque –os sobre o arroz e povilhe com um pouco mais de parmesão, farofinha de bacon e salsinha. Sirva imediatamente e ... tenha um ótimo final de domingo!

****

(*) O mundo gastronômico descobriu perplexo nos últimos anos que o óleo trufado não passa de uma essência manipulada. Todos acreditavam ( inclusive os grandes chefes pelo planetinha afora ) que a iguaria deincomparáveis aroma e sabor era composta de verdadeiras migalhas de trufas infusas em óleo de oliva. Foi uma decepção, mesmo. A partir de então, muitos chefes torceram o nariz e deixaram de usá-lo. Outros, por sua vez, tocaram com a vida normalmente e continuam a valer-se de seu incrível poder sedutor. O pior é que é bom mesmo. Vale a pena a experiência!

Nenhum comentário: